Você sabe o que é o CADASTRO POSITIVO?

Desde de 2013 o cadastro positivo é uma realidade entre os brasileiros, a lógica do cadastro positivo é que os bons pagadores sejam pontuados por isso e dessa forma consigam acesso ao crédito de forma mais fácil e com taxas melhores. Apesar do cadastro Positivo estar vigente desde 2013 a adesão ainda é muito pequena, já que no modelo atual o consumidor precisa fazer a adesão ao cadastro positivo.

Em 08/04/2019 o Presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei complementar que passará a vigorar à partir de Julho de 2019, onde o cadastro positivo será feito de forma automática, sem a necessidade de adesão pelo consumidor.

 

Entenda a lógica por traz do Cadastro Positivo:

Hoje não há no mercado histórico sobre os bons pagadores, a base atual permite somente consultar quem está inadimplente e tiver o nome negativado e todo histórico do cliente de pagamento não é analisado. Com o cadastro positivo o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos, e não apenas pelas restrições pontuais existentes em seu nome.

A mudança nas regas do Cadastro Positivo devem estimular a competição na oferta de Crédito entre as instituições financeiras, principalmente as fintechs, cooperativas de crédito e pequenas financeiras, visto que os bancos em que a pessoa possui vínculo consegue avaliar com maior facilidade o histórico de pagamento dos seus correntistas, contudo essas empresas que concedem crédito, com taxas muitas vezes mais interessante, tem acesso apenas as informações de inadimplência, e à partir do cadastro positivo elas estarão aptas a fazer uma melhor avaliação de crédito.

 

Quais serão as contas que serão inclusas no Cadastro Positivo

Ainda não sabemos como será feita toda a inclusão da base de dados, porém já sabemos que o Cadastro Positivo será alimentado por contas como IPVA, energia elétrica, água, Internet, pagamento da fatura de cartão de crédito e empréstimos.

 

Para ter acesso ao seu score de Crédito, que é a ferramenta utilizada pelas empresas de crédito para fazer análise de crédito, consulte gratuitamente através do Serasa, baixe o aplicativo e faça a consulta.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *