Como Economizar nas Compras no Supermercado

Nosso comportamento de consumo no supermercado reflete nossos maus hábitos, como falta de planejamento e a compulsão no consumo. As compras em supermercados costumam ser um grande desafio nas famílias, e em alguns casos esse item costuma ter uma representatividade alta na renda doméstica.

Temos ainda um outro fator que faz com que o controle desse item seja ainda mais desafiador, que é a oscilação dos preços dos produtos de um mês para o outro, reflexo de um país que sofre com a inflação.

Por se tratar de um item essencial para a nossa subsistência, cuja oscilação no montante gasto pode impactar na capacidade de pagamento de outras despesas fixas, sugerimos que você dedique uma atenção especial no controle mensal nas compras de alimentos caso você não queira extrapolar o limite definido em seu orçamento.

Para te ajudar nesse controle preparamos algumas dicas que irão te auxiliar:

 

  • Periodicidade: Ir ao mercado no momento em que falta algo traduz-se em desperdício de tempo e dinheiro, mas, por outro lado, fazer um intervalo superior a 3 semanas nas compras de alimentos nos priva de uma boa pesquisa de preço, pois acabamos indo sempre ao mesmo mercado e comprando mais do que queremos. O ideal é que você vá ao mercado a cada 15 dias e tente alternar os mercados que você costuma frequentar, com isso você conseguirá avaliar alternativas que sejam mais vantajosas para as suas compras.

 

  • Tenha um cardápio: Uma dica muito importante que influencia na informação antecipada dos itens que você precisará comprar no mercado, é criar o hábito de montar cardápios para as refeições dos próximos quinze dias. Além de te ajudar a economizar nas visitas ao supermercado, também te ajuda a não gastar com refeições fora de casa, pois o hábito de manter um cardápio, e se preparar antes para essas refeições, torna o nosso dia a dia muito mais prático e previsível.

 

  • Pesquise os preços: Esse é considerado o item mais chato, e para algumas pessoas o mais difícil, pois a pesquisa de preço exige que você visite diferentes supermercados e tenha que retornar naqueles em que o melhor preço foi encontrado, e dependendo da distância poderá acarretar em maiores gastos com combustível e estacionamento, gerando perca de tempo e consequentemente dinheiro. Mas hoje com o desenvolvimento tecnológico está muito mais fácil aderir a pesquisa de preço sem que isso signifique necessariamente despender de mais tempo e dinheiro, já existem disponíveis aplicativos onde é possível fazer a pesquisa de preço. Os programas de fidelidade dos supermercados (normalmente disponíveis em aplicativos) também são uma excelente oportunidade para a pesquisa de preço e escolha do supermercado que será visitado.

 

  • Não vá ao mercado sem uma lista: Adote o hábito de fazer uma relação de itens que deseja antes de sair as compras, e se mantenha fiel à sua lista. Ir ao supermercado sem uma lista faz com que você compre itens aos quais não necessita, e  esquecendo aqueles que realmente você precisa, o que faz com que você acabe visitando os supermercados antes do período ideal (quinzenalmente), e gastando mais que o previsto.

 

  • Defina um teto para os gastos: Não saia de casa sem saber a verba disponível para o consumo pretendido. É muito importante ter um orçamento onde você define exatamente o gasto que terá com cada item do seu orçamento, e o gasto com alimentação deve ser também provisionado.

 

  • Não vá ao supermercado com fome: O seu cérebro irá te fazer comprar mais alimentos do que realmente precisa no caso em que você vá ao supermercado com fome. A tendência de sentirmos vontade de comer determinados produtos que estão fora de nossa lista é muito maior quando estamos com fome. Essa técnica de ir ao supermercados após as refeições irá te fazer economizar alguns trocados.

 

Como uma dica extra eu recomendo que vocês elaborem uma relação dos itens que você normalmente consome no supermercado. A cada compra anote os preços dos produtos para formar um histórico e adquirir a real noção dos preços do que você consome. Talvez nesse momento você identifique que você pode trocar a marca de um produto no intuito de gastar menos. Inclusive existe alguns aplicativos que você pode estar utilizando para te ajudar a fazer controle, manter histórico e pesquisa de preço, eu indico dois aplicativos para essa finalidade o Meu Carrinho e Boa Lista.

 

Espero que essas dicas te ajudem a economizar, e boas compras!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *